Elemento em falta

Se estiver aberta uma consulta na qual já não existam determinadas tabelas ou campos, é apresentada a caixa de diálogo Elementos em falta. Esta caixa de diálogo identifica as tabelas ou campos em falta que não podem ser interpretados e permite que o utilizador decida a forma como o procedimento irá decorrer.

Para aceder a este comando...

Na janela do ficheiro da base de dados, clique no ícone Consultas e escolha Editar - Editar.
Se os campos referenciados não existirem, é mostrada esta caixa de diálogo.


Como continuar?

Existem três opções disponíveis para responder a esta questão:

Tem a certeza de que pretende abrir a consulta no modo gráfico?

Permite abrir a consulta na Vista de design apesar da inexistência de alguns elementos. Esta opção permite especificar se outros erros deverão ser ignorados.

A consulta é aberta na vista de design (a interface gráfica). As tabelas em falta são mostradas a branco e os campos não válidos aparecem com os seus nomes (não válidos) na lista de campos. Isto permite trabalhar exatamente com os campos que causaram o erro.

Abrir a consulta na Vista SQL

Permite-lhe abrir o design de consulta no modo SQL e interpretar a consulta como sendo um SQL nativo. Só pode fechar o modo SQL nativo se a instrução do LibreOffice for interpretada corretamente (apenas possível se as tabelas ou os campos utilizados na consulta existirem).

Não abrir a consulta

Permite cancelar o processo e especificar que a consulta não deverá ser aberta. Esta opção corresponde à função do botão Cancelar da caixa de diálogo.

Ignorar também erros semelhantes

Se selecionou a primeira opção, mas ainda quiser abrir a consulta no modo gráfico, apesar dos elementos em falta, pode especificar se os outros erros deverão ser ignorados. Desta forma, no atual processo de abertura, não será exibida qualquer mensagem de erro se a consulta não puder ser interpretada de forma correta.